CRIACOISAS MEI -  CNPJ: 29.084.384/0001-50 © Todos os direitos reservados. 2019

  • Instagram - Black Circle
  • b-facebook

© 2023 by L i l o u   P a p e r i e. Proudly created with Wix.com

Tabela de Cores para Impressão no Silhouette Studio sem #MIMIMI

October 17, 2017

Resolvi fazer um post sobre cores, pois uma das perguntas que mais recebo é:

_ Porquê as cores que vejo na tela ficam diferentes na impressão?

Bom, a explicação técnica para isso é longa e chata para quem nunca ouviu falar em Gerenciamento de cores, então vou direto a versão curta da história.

Basicamente esta diferença se dá por que a tecnologia de cor dos monitores é RGB (ou seja, utiliza 3 cores básicas (vermelho, verde e azul) para formar as cores que vemos na tela e as impressoras utilizam tecnologia CMYK, com 4 cores básicas (Azul, Magenta, Amarelo e Preto). O software de impressão do computador é que traduz de 3 cores da tela para as 4 cores da impressora, que por sua vez manda para o papel.

Mas acontece que enquanto o monitor pode reproduzir milhões de cores, a impressora já não tem toda esta variedade. Desta forma, algumas cores se perdem neste processo, causando este “desconforto” na impressão. É por isso também, que alguns vermelhos acabam ficando quase que marrons.

Existem métodos para corrigir isto (o chamado gerenciamento de cor), mas sendo bem franco, estes sistemas tem custo proibitivos para os usuários normais.

No silhouette Studio, por exemplo, o sistema padrão de cor escolhido foi o RGB. Isto significa que todas as cores foram projetadas para ficar bem no monitor, prejudicando um pouco o resultado na impressora. 

Tá, até agora eu entendi. Quer dizer então que não existe jeito de ter uma segurança do que vai sair na impressão?

A resposta para esta pergunta é: Sim. Tem um jeito.

E ele consiste em saber/fazer uma correlação entre o que está na tela e o que sai na impressora. Para isto, o melhor jeito é imprimir uma tabela de cor e quando estiver fazendo seus arquivos, escolher a cor pela tabela impressa, independente do que se está vendo na tela.

É importante também imprimir a tabela em vários tipos de papel, já que o suporte interfere diretamente na cor. Papéis brilhantes, amarelados, azulados vão interferir no resultado impresso é é importante saber disto antes da impressão, para escolher a cor correta.

Eu fiz uma tabela destas com 380 cores e ela já está prontinha para impressão no formato A4!

 

Clique aqui para baixar a tabela de cores

 

Basta abrir e imprimir na melhor qualidade possível da sua impressora. Depois, escolher no SIlhouette Studio as cores pelos códigos na tabela. 
Para escolher as cores no Silhouette Studio, use a ferramenta Preencher!!

Espero ter ajudado!!! 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Follow Us
  • Instagram Social Icon
  • Facebook Reflection
  • Twitter Reflection
  • Google+ Reflection
Recent Posts
Please reload

facebook-domain-verification=lzk4mfp0f5nn9ssk106jflgrygawv5