top of page
  • Foto do escritorRogerio Oliveira

Como Transformar um arquivo .Studio em PDF ou JPG para Tesourete! - Tutorial


Olá Pessoa! Hoje, eu recebi uma pergunta bem recorrente no meio dos personalizados:

"Olá CriaCoisas, tudo bem? Gostaria de saber se você pode me ajudar!

Eu trabalho com personalizados, mas ainda não tenho a Silhouette! Sou Tesourete, como dizem por aí! Já baixei o Silhouette Studio, mas ainda sou bem iniciante!

Então, eu tenho um arquivo .Studio e gostaria de imprimir ou transformá-lo em um PDF ou JPG para eu imprimir para poder cortar na tesoura.

Você pode me ajudar?"

Bom , claro que a minha resposta foi: "Sim, eu posso te ajudar", afinal, de que adianta conhecimento se não compartilharmos?

Então decidi fazer um tutorial com algumas dicas importantes para quem quer imprimir os designs comprados ou criados para cortar na tesoura.

Arquivo .Studio

A primeira coisa a fazer é abrir o desenho no Studio e verificar se está tudo ok, principalmente com as fontes. Um erro comum é não perceber que as fontes foram trocadas e isto pode dar um problema danado, uma vez que os textos podem ficar todos desalinhados, já que quando o Silhouette Studio não acha as fontes, ela coloca a fonte padrão do sistema, normalmente Arial (dica 01)

Com o arquivo aberto verificamos se há marcas de registro (no arquivo que abri, elas estão habilitadas). Como vamos cortar na tesoura, não precisamos destas marcas, então vamos nas configurações de página e desativamos as marcas de registro. Ou simplesmente teclamos "M", que é o atalho para ativar e desativar as marcas de registro. (dica 02)

Marcas de Registro Ativada

Marcas de Registro Desativada

Arquivo já sem as marcas de registro.

Agora, e o mais importante é ajustarmos as linhas de corte para que elas apareçam na impressão, já que por padrão a espessura das linhas no Silhouette Studio é zero e elas não serão impressas!

Então eu selecionei todas as linhas de corte do desenho e na ferramenta Estilo de linha eu aumentei a espessura (somente a espessura) para 1,0mm. (dica 03)

Linhas com 1mm de espessura

E pronto. É tudo o que precisamos mexer no desenho. Vc pode simplesmente imprimir ele agora que as linhas vão ser impressas! (dica 04)

Mas vamos dizer que você precise mandar este arquivo para alguém que não tenha o Silhouette Studio. Neste caso, vamos para a transformação deste desenho em um PDF ou imagem!

O procedimento é basicamente o mesmo! Vc manda imprimir, mas em vez de mandar para a impressora você manda para uma impressora virtual, por exemplo, o PDF Creator (você pode baixar ele aqui) ou o BullZIP (que você pode baixar aqui). Os sistemas mais novos já vem com uma espécie de criador de pdf's nativo. NO meu caso, é só escolher o "Salvar como PDF". No seu sistema certamente deve ter algo parecido. (dica 05)

Imprimir "para PDF"

Pronto, Basta escolher a pasta onde vc quer gravar o PDF e o sistema faz o resto! Olha o PDF aberto aí geeenteeee!

Arquivo PDF feito a partir do Studio

Para transformar este PDF em um JPG, o jeito mais fácil é abrir o arquivo (o PDF mesmo) em um programa de edição de imagens, como por exemplo o Photoshop, e salvar como JPG. Simples assim. Se vc não tiver o Photoshop, você pode fazer isto diretamente pelo BullZIP, mas esta fica para uma outra oportunidade!!

Abraço!

89.210 visualizações6 comentários

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page
facebook-domain-verification=lzk4mfp0f5nn9ssk106jflgrygawv5