• Rogerio Oliveira

Convertendo arquivos da ScanCut (FCM) para Silhouette Studio (.Studio3)


Você pode ter escutado alguma vez por aí que não é possível abrir um arquivo feito para Scancut (com extensão FCM) no Silhouette Studio. Bom, saib que isso não é necessariamente verdade.

Hoje eu vou ensinar para vocês como é possível converter arquivos FCM, os usados na ScanCut para serem editados no Silhouette Studio, para personalização.

Este é um pedido que volta e meia aparece nos grupos que participo.

É importante já deixar claro que não existe um caminho óbvio nem direto, já que as empresas, tanto a Silhouette - fabricante da Cameo, Portrait e Curio -, quanto a Brother - fabricante da ScanCut, trabalham de maneira para que você fique sempre amarrado no ecossistemas delas. Mas isto não significa que vc tenha que fazer isso, já que estas mesmas empresas disponibilizam (mas nem sempre divulgam) as ferramentas para esta conversão.

Então vamos aprender?

Passo 1 - Convertendo o Arquivo FCM para o formato SVG.

Para converter o arquivo FCM para SVG, você vai acessar um serviço disponibilizado pela Ideas R Us Software, empresa que produz software para plotters, no link abaixo:

http://www.ideas-r-us-software.uk/FileConverters/BrotherFCMConverter.aspx

Estou recomendando este serviço pois ele é atualizado regularmente e é ridiculamente fácil de mexer, sem segredo nenhum.

Clicando no link, você vai entrar direto na tela de conversão de FCM para SVG. O serviço tb disponibiliza a conversão de Silhouette para SVG.

O serviço permite até 10 conversões por endereço IP. Mais que suficiente para aquele trabalho rápido que vc recebeu em um formato que você não tem acesso. Chegando no limite, existem maneiras ou de atualizar o IP ou limpar os caches do navegador para liberar mais conversões, mas este é o tópico deste post.

Uma vez no site, clique em "Choose File", e navegue nos diretórios até o seu arquivo .FCM. Isto vai carregar o arquivo (até um limite de 30MB para o site

Depois, clique no botão "Convert FCM to SVG" e pronto!!!

Uma vez que você clicou neste botão, a página vai atualizar e disponibilizar o link do arquivo .SVG para download no local indicado como Download Link:

IMPORTANTE: se você clicar no link de download, ele vai abrir o arquivo no navegador para visualização. Então, CLIQUE COM O BOTÃO DIREITO DO MOUSE SOBRE O LINK e escolha salvar download.

Escolha onde vc quer salvar o arquivo .SVG e já temos o arquivo convertido!

Se você tem uma versão paga do Silhoeutte Studio, você pode abrir arquivos .SVG diretamente sem problema algum. Porém, se você tem a versão free, será necessário mais um passo para que você possa usar o arquivo no Silhouette Studio.

Passo 2 - Convertendo o arquivo SVG para um formato que o Silhouette Studio (versão free) suporta.

A Versão free do Silhouette Studio suporta arquivos DXF e PDF, que são formatos vetoriais que você vai poder editar depois. Por isso indico estes formatos para a conversão do SVG.

Você pode fazer isto no seu programa de ilustração favorito, como por exemplo o Adobe Illustrator ou o CorelDRAW. Se você quiser, existe também alternativas free e oficiais, como por exemplo Inkscape.

Abra normalmente Arquivo.SVG no Inkscape (ou seu programa favorito).

Escolha "Salvar Como" no menu arquivo:

Depois, basta você escolher para qual formato quer converter o arquivo (PDF ou DXF) de acordo com a sua preferência:

Para DXF:

Para PDF:

Escolha a pasta que quer salvar o arquivo e pronto.

Depois basta ir para o Silhouette Studio e arrastar o arquivo para dentro do programa e fazer as alterações que desejar!!

Abraço!!

#tutorial #scancut #brother #silhouette #studio #FCM

0 visualização

CRIACOISAS MEI -  CNPJ: 29.084.384/0001-50 © Todos os direitos reservados. 2019

  • Instagram - Black Circle
  • b-facebook

© 2023 by L i l o u   P a p e r i e. Proudly created with Wix.com

facebook-domain-verification=lzk4mfp0f5nn9ssk106jflgrygawv5