top of page
  • Foto do escritorRogerio Oliveira

Tem dúvidas sobre a Silhouette? Pergunte que eu respondo!

Atualizado: 26 de jun. de 2020


A cada dia mais e mais pessoas conhecem e começam a usar as máquinas da Silhouette! E é completamente normal que dúvidas apareçam. É por isso que estou fazendo este post, com as principais dúvidas que recebo diariamente nos aqui no Blog e no meu instagram!

Vamos lá?

Sobre bases de corte

  1. Minha base nova tem muita cola. Ela gruda tanto que até rasga o papel! O que fazer? É normal uma base nova apresentar uma adesividade maior do que a desejada. Para resolver esta questão, o que pode ser feito é usar uma camiseta velha e limpa, colocando e retirando suavemente sobre a base. Repita algumas vezes este procedimento e a adesividade vai ficar em um nível aceitável

  2. Minha base não tem mais cola. Existe um jeito de repor a cola? Depois de algum tempo de uso, poeira, restos de papel e fiapos acabam por comprometer a qualidade do adesivo da base. Quando isto acontecer, lave a base com água e detergente retirando a sujeira grossa e deixe secar naturalmente. Somente este procedimento simples já vai recuperar o adesivo da base. Caso realmente o adesivo já não esteja mais funcionando, use um spray adesivo reposicionável para repor a cola.

  3. Minha base fica “dançando” no meio do corte, o que esrou fazendo de errado? Isto pode acontecer por varios motivos. Segue alguns procedimentos para evitar que isto aconteça: A. Certifique-se que a base esteja corretamente colocada na Silhouette. Use as marcações existente na cortadora como guia e verifique se os roletes estão sobre as laterais da base. B. Confira a posição da alavanca do lado direito da silhouette. Esta avalanca deve estar posicionada para cima. Se estiver em outra posição, os roletes não estarão firmes na máquina.

  4. Devo sempre usar a minha base no sentido indicado pela seta impressa nela? Não necessariamente. Se a sua base for de boa qualidade, você também vai conseguir usá-la do outro lado. Isso também prolonga a vida util da sua base. Então, aproveite essa dica!

  5. Posso usar uma base de tamanho diferente na minha Cameo, como por exemplo a base da portrait? Sim, você pode. A silhouette disponibiliza para a Cameo os tamanhos 30x30 e 30x60. Além destas você encontra no mercado paralelo uma base A4 que é bem util e versátil. E sim, você pode usar a base da Portrait na Cameo. Para isso, será necessário reposicionar os roletes para que a mesma fique adequadamente presa na máquina.

Sobre Lâminas

  1. Como ajustar as configurações da Lâmina? Na lâmina Roquete, Alinhe a marca vermelha com a numeração indicada no corpo da lâmina. Isto é feito girando a parte preta da lâmina. Você pode usar a ferramenta que vem junto com a lâmina ou o orifício próprio para isso que exista na base da silhouette. O próprio software Silhouette Studio oferece uma série de ajustes prontos para você usar com os mais variados tipos de material. Basta usar a numeração indicada na aba Enviar. A Lâmina automática, que vem com a Cameo 3 e Portrait 2, faz este ajuste automaticamente, não sendo necessário nenhuma intervenção do usuário.

  2. Minha lâmina está marcando muito a minha base. Parece que está cortando. Isso é normal? Marcar a base moderadamente, é normal. O que não é normal a base ser cortada, como se fosse papel. Verifique se a configuração de corte está correta para o tipo de material usado. Caso a base seja realmente cortada, você perdeu a base, sendo necessário trocá-la por uma nova.

  3. Depois de um tempo, percebi que fiapos de papel ou vinil ficam presos dentro de lâmina. Tem como limpar? Sim, a tampa que cobre a lâmina é removível pode ser tirada (desrosqueando). Com um pincel (evite soprar), retire toda a sujeira e depois rosqueie a tampinha novamente.

  4. Existe diferença entre a lâmina para tecidos (azul) e a lamina roquete (preta)? Não existe diferença técnica entre estas duas lâminas além da cor. A ideia por trás da cor azul é diferenciar as lâminas para papel e tecido, como manda as boas práticas do artesanato. Nunca use a mesma lâmina em papel e tecido. Isso prolonga a vida útil da lâmina e mantém o corte perfeito em papel ou vinil ou tecido.

  5. Existe diferença entre a lâmina para tecidos (azul) e a lamina roquete (preta)? NÃO existe diferença técnica entre estas duas lâminas além da cor. A ideia por trás da cor azul é diferenciar as lâminas para papel e tecido, como manda as boas práticas do artesanato. Nunca use a mesma lâmina em papel e tecido. Isso prolonga a vida útil da lâmina e mantém o corte perfeito em papel ou vinil ou tecido.

Outras dúvidas comuns

  1. Qual a diferença entre a Portrait e a Cameo? A diferença básica é somente o tamanho das 2 máquinas. A portrait corta no máximo folhas do tamanho A4 enquanto a Cameo pode cortar até o tamanho 30x30.

  2. O que é que tem de diferente nas versões pagas do Silhouette Studio? As versões pagas do Silhouette Studio são upgrades disponíveis para a versão free do software. Estes upgrades “destravam” funcionalidades que ajudam muito durante o uso do Software, como por exemplo a habilidade de abrir arquivos PDF, AI, CDR ou SVG sem necessidade de conversões prévias, entre muitas outras opções.

Veja baixo um quadro comparativo das funcionalidades de todas versões pagas (designer Edition e Business Edition) X a versão free (este quadro pode também ser encontrado no site da Silhouette America}.

  1. Como colocar uma fonte nova na minha lista de fontes do Silhoeutte Studio? O Studio usa as fontes instaladas no sistema operacional. Então para usar uma nova fonte no Silhouette Studio, basta instalar a fonte no sistema, clicando 2x no arquivo .ttf ou .otf. Quando o Silhouette for iniciado, as novas fontes já estarão na lista de fontes disponíveis.

  2. O que eu faço se a Silhouette não conseguir ler as marcas de registro da minha arte? Erros de leitura de marcas de registros são uma das maiores “dores de cabeça” dos usuários da Silhouette. Abaixo, uma lista de coisas a fazer quando encontrar um problema de marca de registro

  3. A primeira coisa que devemos fazer é ter um lugar com boa iluminação. Por incrível que pareça, na maioria das vezes fechar a tampa da silhouette resolve o problema de leitura.

  4. Verifique se base está com boa qualidade e colocada corretamente na máquina

  5. Na sua arte, deixe as marcas livres de desenhos. Respeite a área hachurada demarcada no Silhouette Studio.

  6. Comprei a silhouette e ainda não consegui usar o cartão de download. A primeira coisa a fazer, se ainda não o fez é registrar a sua cortadora na sua conta da Silhouette Store. Caso não tenha uma conta, agora é a hora de fazer. Veja neste link aqui (Como Registrar sua Cortadora (Cameo, Portrait ou Curio)? E ter acesso aos 100 arquivos grátis!) de como fazer isso. Depois vá em My Account e escolha “add a download card to your balance” ou “redeem a promocional download”.

  7. Quais canetas posso usar no adaptador de Canetas CriaCoisas. O adaptador de canetas criacoisas (compre o seu aqui) é uma ótima ferramenta para personalizar, por exemplo, convites. Qualquer caneta que caiba dentro do adaptador pode ser usada, desde que a ponta seja visível embaixo do adaptador.

  8. Preciso de internet para usar o Silhouette Studio? Apesar de você precisar de internet para fazer o download do software, acessar a loja e sua conta na Silhouette Design Store, você não precisa de internet para nenhuma outra função do software.

  9. Meu computador deu pau! Tem como recuperar os meus desenhos? Se você tem um backup dos seus arquivos (veja aqui como se proteger e também como recuperar o seu backup), basta recuperar o mesmo no silhouette studio.

  10. Posso contratar a CriaCoisas para me ajudar? Pode sim. E é bem baratinho. Basta me mandar uma mensagem pelo Chat aqui no Blog. Se eu estiver online, respondo na hora. Se não, retorno o mais rápido possível para marcarmos uma sessão online!! Não fique com dúvidas


Por hoje é só. Se você não teve a sua dúvida respondida, deixe seu comentário! Pergunte, que eu respondo!

1.261 visualizações17 comentários

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page
facebook-domain-verification=lzk4mfp0f5nn9ssk106jflgrygawv5